Pet shop: saiba como expor melhor os produtos para vender mais

Preparamos uma lista bem útil que vai te ajudar a posicionar melhor os produtos no seu
Pet shop e consequentemente aumentar suas vendas. Veja a lista abaixo e confira os
detalhes no decorrer do texto:
1. Cuide de toda a sinalização dentro da loja
2. Separe os produtos por tipo de animal
3. Produtos especiais devem ficar em uma seção separada
4. Exponha os produtos de alto giro em um ponto de destaque
5. Pense na circulação de pessoas e animais dentro da loja
6. Iluminação também deve fazer parte do projeto
7. Expor bem os produtos no Pet shop é pensar no bem-estar do cliente
Bônus: Mantenha o estoque organizado

Detalhes como expor bem os produtos no Pet shop ou organizar o estoque visando mais agilidade são essenciais para a organização de um empreendimento e devem ser feitos com cuidados e de forma estratégica.

Neste artigo, vamos focar na disposição dos produtos no Pet shop, pois, além do senso estético, ajuda a aumentar as vendas. Confira nos próximos tópicos!

Por que é importante saber como posicionar bem os produtos no Pet shop?

Mais do que seguir o gosto pessoal do empreendedor, o layout de uma loja deve seguir uma ordem inteligente, que vise a venda de determinados produtos e atraia mais clientes.

Entender como posicionar bem os produtos no Pet shop pode fazer toda a diferença no resultado do negócio. Veja as razões:

  • Melhora a saída de determinados itens à venda;
  • Deixa uma imagem positiva da sua marca – uma loja organizada é um excelente cartão de visitas e reflete toda a estrutura do empreendimento;
  • Melhora as vendas, de maneira geral, já que os produtos são encontrados mais facilmente;
  • A circulação de clientes na loja fica mais fácil, e isso pode ser um grande diferencial, dependendo o tamanho da sua loja.

A arrumação é importante para atrair os clientes, mas você sabe quais cuidados ajudam a vender mais? Leia nosso artigo com dicas para aumentar as vendas e descubra.

Como expor bem os produtos no Pet shop?

Se coloque no lugar do cliente e lembre de quando entrou em alguma loja e encontrou o que precisava em poucos minutos, sem precisar gastar muito tempo para fazer a compra.

É exatamente esse o resultado de uma boa disposição dos produtos. E com a rotina tão corrida, ganhar tempo ao fazer compras deixa o cliente muito mais satisfeito.

Aprenda como posicionar bem os produtos no Pet shop com 7 dicas:

1 – Cuide de toda a sinalização dentro da loja

Se você está se perguntando qual o primeiro passo de como expor bem os produtos no Pet shop, te damos uma pista: o visual é um dos itens mais importantes para encantar os clientes.

Assim, o layout da loja deve ser interessante e prático, facilitando a vida do consumidor. Para isso, a sinalização deve ser bem cuidada e planejada, para que seja rápido identificar todas as seções e produtos.

Nas prateleiras, coloque etiquetas bem visíveis, com todas as informações importantes do produto (preço, peso, quantidade, etc).

2 – Separe os produtos por tipo de animal

Para posicionar bem os produtos, separe os itens por tipo de animais, criando seções para gatos, cachorros e pássaros, por exemplo.

Quando as seções ficam bagunçadas, os clientes se sentem confusos e têm mais dificuldades em encontrar o que precisam, podendo ir embora sem levar nada.

As vezes o cliente chega querendo comprar apenas ração, mas ao se deparar com outros produtos, pode fazer uma comprar bem maior.

produtos veterinários

3 – Produtos especiais devem ficar em uma seção separada

Além de dividir os itens pelo tipo de animal, faça uma seção exclusiva para os produtos especiais, como rações para dietas balanceadas ou linhas de shampoos.

Clientes que procuram por esse tipo de produto, gostam de se sentir exclusivos. E como, normalmente, eles custam um pouco mais caro, o investimento vale a pena.

É bom para quem consome, pois vai sentir um cuidado diferenciado, e também para a loja, que, com toda certeza, vai vender mais.

4 – Exponha os produtos de alto giro em um ponto de destaque

Produtos que vendem muito devem ficar em ponto de destaque na loja. Dá para criar uma ilha ao fundo da loja ou montar um estande com boa sinalização, chamando atenção das pessoas.

Quando os itens ficam expostos assim, o cliente vai precisar, de uma forma ou de outra, passar por alguns corredores ou mesmo pela loja inteira, o que pode ser uma boa oportunidade para apresentar outras marcas.

5 – Pense na circulação de pessoas e animais dentro da loja

Ao pensar em como posicionar bem os produtos no Pet shop dê atenção especial à acessibilidade das prateleiras e das gôndolas.

Elas devem ter uma altura mediana, para que todo mundo consiga pegar os produtos – inclusive os que estão no topo.

Outro detalhe fundamental é a distância entre elas: não deixe os corredores apertados. Lembre-se que é muito provável que o tutor vá com o bichinho até o Pet shop, por isso o espaço aberto à circulação deve ser pensado para o conforto das pessoas e dos animais.

6 – Iluminação também deve fazer parte do projeto

Embora nem sempre seja alvo de investimento por parte dos empreendedores, a iluminação é parte muito importante no layout de uma loja.

Se, por um lado, a iluminação errada prejudica a venda de um produto, a luz adequada pode destacar os pontos positivos de um item ou até de uma seção inteira.

Usar somente luz branca, de maneira uniforme, nem sempre é a melhor opção, já que não destaca nada dentro do ambiente.

Além de pensar em ressaltar determinados produtos, comprometa-se, ainda, a proporcionar um ambiente claro e arejado para o consumidor.

7 – Expor bem os produtos no Pet shop é pensar no bem-estar do cliente

O layout do Pet shop atrai mais pessoas e ajuda a vender mais, mas, acima de tudo, é uma forma de pensar no bem-estar do seu cliente.

O consumidor que se sente mais confortável tende a comprar mais, já que a experiência naquele ambiente é mais agradável.

Bônus: Mantenha o estoque organizado

O layout da loja deve ser funcional e prático, ajudando o consumidor a fazer a compra. Mas a organização não deve parar por aí.

O estoque, embora não seja uma parte visível para os clientes, contribui muito para otimizar a rotina do Pet shop.

Crie um fluxo para que o processo de estocagem demore menos tempo e que a distância percorrida entre o estoque e a prateleira, seja a menor possível.

Aplique regras semelhantes às usadas na loja para planejar a arrumação do estoque, sempre de forma inteligente e estratégica.

O ideal é que o Pet shop tenha, ainda, um bom programa de computador (CRM), para organizar o estoque e acompanhar entradas e saídas de forma automatizada.

Leve os melhores produtos e rações para as prateleiras do seu Pet shop. Conheça a Avante, distribuidora veterinária.

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