Dilemas veterinários: qual valor cobrar por consulta veterinária?

Um dos dilemas de veterinários no início de carreira é saber qual valor cobrar por consulta veterinária. Essa é uma dúvida comum para quem ainda não possui muita experiência de mercado.

Vários fatores devem ser considerados ao precificar a prestação de serviço, principalmente os custos e o lucro esperado. Vale ressaltar, que cobrar o valor adequado é muito importante, afinal, esse número será diretamente responsável pela renda do profissional que atua na clínica.

Neste post, você confere quais fatores usar como referência de precificação e saber qual valor cobrar por consulta.

Por que ainda é difícil estabelecer qual valor cobrar por consulta?

Não saber qual valor cobrar por consulta veterinária é uma questão entre os médicos da área e, também, para muitos prestadores de outros setores.

A precificação de serviços ainda é um ponto complexo no mercado brasileiro e empresários de todos os setores ainda têm dificuldade ao colocar o preço final para o consumidor.

Como a prestação de serviço vende uma “ação realizada por terceiro”, e não um produto, a aceitação do preço varia de um consumidor para o outro, já que o valor é diretamente relacionado ao desempenho do profissional.

Serviço x Produto

A principal diferença entre a venda de um serviço ou produto é que o segundo é algo concreto. Por isso é tão mais fácil precificar um produto. Já as características do serviço, dificultam a tarefa dos profissionais para colocar um preço no próprio trabalho.

  • O serviço é intangível. Ou seja, a percepção se dá sobre o resultado final.
  • Os produtos possuem padronização de peças, medidas, peso e outras características que ajudam a definir os preços. Nos serviços é mais difícil definir um modelo, porém quanto mais padronizada for a prestação, mais fácil será gerar percepção de qualidade e, consequentemente, saber qual valor cobrar por consulta.
  • Não existe ganho em escala na produção de serviços. Diferente dos produtos, que podem ser vendidos em maior quantidade, uma consulta veterinária é sempre um processo individualizado – o que também interfere no valor cobrado.

Você sabe com qual frequência os brasileiros levam os animais de estimação à uma consulta veterinária? Veja a resposta em nosso post sobre o assunto.

Importância de precificar adequadamente o valor da consulta

O Brasil conta com mais de 140 mil profissionais registrados no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e mais de 40 mil Pet shops, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (AbinPet).

Existem, atualmente, cerca de 250 cursos de Medicina Veterinária no país, esse número deve aumentar, deixando a concorrência acirrada – mesmo com o amplo crescimento do mercado Pet no Brasil.

Saber qual valor cobrar por consulta pode fazer toda a diferença na atração de novos clientes, mostrando exatamente quanto o seu serviço vale. O que significa não cobrar nem muito caro, nem muito barato.

Outro detalhe importante: a renda do veterinário será constituída, em boa parte, pelas consultas. Por isso, a precificação adequada é essencial para manter a sustentabilidade do negócio, seja uma clínica ou Pet shop com diversos produtos e serviços.

quanto cobrar por consulta veterinária

4 passos para avaliar qual valor cobrar por consulta veterinária

Para quem ainda está na dúvida sobre qual valor cobrar por consulta veterinária, reunimos 4 questões que devem ser avaliadas para cobrar o preço adequado.

1.      Sondagem de mercado

Estude o mercado e veja como está a atuação do setor Pet na sua região. Nos últimos anos, o mercado tem crescido exponencialmente em todo o Brasil, com um faturamento de R$ 18,9 milhões em 2016.

É importante avaliar se há muitos concorrentes e quanto o consumidor está disposto a pagar por cada consulta.

2.      Média de preços da região

Em sua pesquisa de mercado, identifique também a média de preços cobrados na região em que a sua clínica vai funcionar.

Fugir muito desse padrão, para mais ou para menos, pode afugentar o consumidor.

3.      Cálculo de custos

Um erro comum cometido pelos empresários é cobrar preços aleatórios por seus serviços. Entretanto, é preciso considerar todas as variáveis envolvidas para a realização de uma consulta veterinária.

  • Quais são os custos de manutenção da clínica (aluguel, luz, água, etc.)?
  • Quanto você gasta para manter a equipe?
  • Há outros custos envolvidos (marketing, parcerias, etc.)?

Coloque tudo na ponta do lápis antes de definir o seu preço.

4.      Quanto você espera lucrar

Outra variável que deve constar em seus cálculos é a expectativa de lucros. Depois que você cobrir todos os custos, pagar a sua equipe e até separar um percentual para investir mais na clínica, quanto você deseja faturar em cada consulta?

Definir qual será o seu lucro é essencial.

Como otimizar o valor cobrado e atrair mais clientes?

Quem investe em uma clínica veterinária deve ter uma tabela de preços bem definida. Paralelamente, outras ações ajudam a otimizar os ganhos e fidelizar os clientes. Confira as nossas dicas.

Ofereça combos de serviços

Cobre preços diferenciados para quem levar o Pet para uma consulta e, juntamente com isso, vacinar o animalzinho, por exemplo.

Esse tipo de oferta ajuda a vender mais serviços e agrada o consumidor.

Aposte em fornecedores de qualidade

Comprar produtos de qualidade e com preços atrativos tem relação direta com o valor final oferecido para o cliente.

Procure uma distribuidora de medicamentos veterinários que proporcione boas opções de pagamento e ampla carteira de produtos.

A Avante, localizada em Belo Horizonte, distribui para todo o Brasil e conta com os melhores medicamentos, linha de alimentos e acessórios veterinários.

Localização atrativa

O ponto também é parte importante. O ideal é estar bem localizado. Em um endereço movimentado, onde haja um bom fluxo de pessoas. Alinhar a localização ao baixo custo com despesas é uma tarefa difícil, mas não impossível.

Oferecer descontos a clientes fiéis

Outra estratégia interessante, é oferecer descontos especiais para clientes fiéis, que escolhem a sua clínica para realizar todos os serviços demandados pelo Pet.

É uma forma de reconhecer a confiança e de reter esse consumidor em sua carteira.

Possui uma clínica ou Pet Shop em Minas Gerais, Espírito Santo ou Rio de Janeiro? Faça um orçamento com a Avante. Conte com os melhores produtos e medicamentos do mercado e ofereça um preço atrativo aos seus clientes.

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